Aqui você encontra informação, curiosidades, e os mais modernos tratamentos em Odontologia
Tudo sobre saúde bucal e geral
"Um sorriso é a maneira mais barata de melhorar sua aparência."

William Shakeaspeare

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Relax High Tech !!!

 

Mais um produto para relaxar na cadeira do dentista; esse óculos passa imagens de vídeos relaxantes (ou do que você quiser) , enquanto você é submetido ao tratamento odontológico. Essa versão vem com efeito 3D de alta qualidade, fácil de conectar a dispositivos móveis, tais como MP4, iPod, câmeras, ou TV / Vídeo / DVD (inclui todas as conexões). Dá a aparência de uma virtual tela de 80 à 2 metros na frente de seus olhos. Pode ser ligado aos aparelhos de Playstation, Nintendo Wii, Xbox, Game Pad ou qualquer jogo console. Inofensivo para os olhos e para a visão, não causa irritação ocular. Noooooooooosssssssaaaaaaaaaaaaa....fico imaginando o preço da consulta depois dessa tecnologia toda.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

"Relaxador de mentes"

Esse "incrível" óculos chama-se Mind Relax e  promete relaxar a mente dos estressados. Os dentistas precisam adquirir com urgência e deixar na sala de espera, para ser usado antes das consultas. Quem sabe acabe com o medo de dentista....

Brasil Medic lança máscara de massagem facial com MP3

Brasil Medic lança máscara de massagem facial com MP3


A empresa Brasil Medic, especializada em produtos de massagem, vai lançar na 13ª Fiosp – Feira Internacional de Odontologia de São Paulo o Relax Eye, uma máscara de massagem facial que vem com MP3 para ser usada durante longos procedimentos cirúrgicos. Enquanto o dentista realiza a intervenção, diversas intensidades de compressão de ar vão relaxando os músculos faciais do paciente.
Tentei dar uma olhada na máscara no site da Brasil Medic mas o produto ainda não está lá.

fonte: http://ciosp.wordpress.com

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Gravidez e Saúde Bucal

Gravidez, Cuidado Pré Natal e Saúde Bucal
A saúde bucal pode afetar a gravidez?

Há cada vez mais evidências sugerindo a existência de uma relação entre as enfermidades gengivais e os nascimentos prematuros, e de bebês que nascem com peso abaixo do normal. As gestantes portadoras de enfermidades gengivais têm maior propensão a dar à luz a bebês prematuros e abaixo do peso normal.

Outros estudos devem ainda ser feitos para que se estabeleça de que maneira as enfermidades gengivais afetam a gestação. Parece que essas doenças aumentam os níveis dos fluidos biológicos que estimulam o trabalho de parto. Os dados também sugerem que quando uma enfermidade gengival piora durante a gravidez, o risco de o bebê nascer prematuro aumenta.



Que posso fazer para garantir uma gravidez saudável?

O melhor conselho que se pode dar a uma mulher que está pensando em engravidar é ir ao dentista e resolver todos os problemas bucais, antes de ficar grávida.

Durante a gestação, seus dentes e gengivas precisam de cuidados especiais. Uma higiene bucal adequada, o uso diário do fio dental, uma alimentação equilibrada e visitas periódicas ao dentista são medidas que ajudam a reduzir os problemas dentários que acompanham a gestação.



Que problemas orais podem ocorrer durante a gravidez?

Os estudos revelam que um grande número de mulheres tem gengivite durante a gravidez, com acúmulo de placa bacteriana que se deposita nos dentes irritando a gengiva.

Mantendo seus dentes sempre limpos, especialmente na região do colo dentário, área em que a gengiva e os dentes se encontram, você pode reduzir significativamente ou até evitar a gengivite durante a gravidez. E além disso, você pode ajudar ainda mais a saúde de seus dentes, substituindo os doces por alimentos integrais tais como queijo, verduras e frutas frescas.



O que posso esperar de uma consulta com o dentista durante meu período de gravidez?

Em primeiro lugar, não deixe de informar o dentista que você está grávida. É melhor marcar uma consulta entre o quarto e sexto mês de gravidez, porque os três primeiros meses são os mais importantes no desenvolvimento da criança. No último trimestre da gravidez, o estresse associado com a consulta ao dentista pode aumentar a incidência de complicações pré-natais.

Na maior parte dos casos, radiografias, anestésicos dentais, medicação contra a dor e antibióticos (especialmente a tetraciclina) não são receitados durante o primeiro trimestre da gravidez, a não ser que sejam absolutamente necessários. Além disso, sentar-se em uma cadeira de dentista nos últimos três meses da gestação pode ser algo muito desconfortável. Há também evidências de que as gestantes podem ser mais suscetíveis à náusea. Mas, não se preocupe, pois seu dentista está preparado para ajudá-la nesta situação.

Se precisar fazer uma consulta de emergência, avise o consultório, antes de chegar lá, que você está grávida. Informe a respeito de qualquer tensão que estiver sofrendo, abortos naturais anteriores e medicamentos que esteja tomando. Tudo isso pode influenciar a forma pela qual seu dentista vai atendê-la e tratá-la. É bem provável que seu dentista entre em contato com seu médico, antes de iniciar qualquer tratamento.

Se tiver qualquer dúvida, insista para que seu dentista fale com seu médico. E se o dentista prescrever qualquer medicamento, não aumente a dosagem recomendada, mesmo no caso de uma simples aspirina.


por http://www.colgate.com.br






Solução para o medo de agulha 2 - Anestesia com Óxido Nitroso

Eu estava procurando algo sobre sedação consciênte e achei esse texto bem interessante, e bem explicado. Vou deixá-lo quase na íntegra porque muita gente me pergunta sobre isso no consultório. Vale a pena dizer que essa aparelhagem é cara, e pelo menos aqui em Santos, são poucos dentistas habilitados e que investiram neste tipo de aparelhagem. Com certeza o custo alto do investimento (aparelho e curso) é repassado nos honorários do profissional (nada mais justo).
Óxido Nitroso & Sedação Consciente
RESUMO
O óxido nitroso (N2O) é o mais antigo agente inalatório utilizado no mundo, conferindo características farmacocinéticas específicas e desejáveis a um agente analgésico e sedativo para procedimentos médicos e odontológicos. É um gás inodoro que apresenta baixa potência, devendo ser combinado com outros agentes para reduzir a dor, sendo de rápida indução e recuperação apresentando boa ação analgésica, entretanto, pode existir risco de depressão da medula óssea com administração prolongada e hipóxia (conhecido como efeito do segundo gás) durante recuperação, devido a transferência de gás do sangue para os alvéolos reduzindo a pressão parcial de O2 pulmonar sendo relevante para pacientes com doenças respiratórias. Os efeitos analgésicos provenientes da administração do N2O variam de acordo com a curva individual e dos sinais clínicos identificados no paciente. Será discutido o uso do N2O em pacientes com cardiopatias, bem como sua indicação e aplicação na clínica odontológica.
1. INTRODUÇÃO
O óxido nitroso (N2O) é o mais antigo agente inalatório utilizado no mundo, conferindo características farmacocinéticas específicas e desejáveis a um agente analgésico e sedativo para procedimentos médicos e odontológicos. É um gás inodoro que apresenta baixa potência, devendo ser combinado com outros agentes para reduzir a dor, sendo de rápida indução e recuperação apresentando boa ação analgésica, entretanto, pode existir risco de depressão da medula óssea com administração prolongada e hipóxia (conhecido como efeito do segundo gás) durante recuperação, devido a transferência de gás do sangue para os alvéolos reduzindo a pressão parcial de O2 pulmonar sendo relevante para pacientes com doenças respiratórias.
Os efeitos analgésicos provenientes da administração do N2O variam de acordo com a curva individual e dos sinais clínicos identificados no paciente. O gás apresenta indicação na odontologia devida sua propriedade de reduzir a ansiedade e controlar a dor em cirurgias odontológica sendo, a segunda indicação, no controle da ansiedade em pacientes com insuficiência coronariana. Recentemente, o N2O vem sendo utilizado no controle da dor em pós-operatórios cirúrgicos e em patologias que produzam estados dolorosos.
Será discutido o uso do N2O em pacientes com cardiopatias, bem como sua indicação e aplicação na clínica odontológica.
2. REVISAO DA LIRERATURA
2.1 Histórico
Descoberto em 1772 pelo clérigo inglês Joseph Priestley, o óxido nitroso foi utilizado juntamente com outros gases inalatórios na tentativa de cura de doenças que variavam desde tuberculoses às moléstias gástricas sendo relatada em artigo científico somente no início do século XIX. O N2O foi descrito por Humphrey Davy datado no ano de 1800, onde verificou que o gás provocava alívio da dor através da sua inalação provocando estado de euforia, analgesia e perda da consciência (Nocite, 1993). Conhecido como gás hilariante despertou curiosidade, servindo de entretenimento em feiras populares (Rang et al.2004).
Somente em 1844, Horace Wells e Gardner Colton realizaram a primeira demonstração pública da utilidade do N2O como agente analgésico durante uma exodontia dentária. Entretanto, a introdução do éter por Willian Morton e do clorofórmio por James Simpson respectivamente nos anos de 1846 e 1847 ocultaram o N2O temporariamente (Nocite, 1993).
Estudos recentes demonstram a ampla utilização do N2O aliados a outros agentes inalatórios provando sua eficácia analgésica e sedatória nas condutas médicas e odontológicas (Nocite, 1993; Cavalcante e Nunes, 2003; Colman et al 2004).
2.2 Definições
O N2O é um gás inodoro que apresenta baixa potência, devendo ser combinado com outros agentes para reduzir a dor, sendo de rápida indução e recuperação apresentando boa ação analgésica (Cavalcante e Nunes, 2003; Rang et al, 2004).
An American Dental Association (ADA) and an American Academy of Pediatric Dentistry (AAPD) adotam as seguintes definições:
nSedação consciente: estado de depressão da consciência no qual é capaz de manter pleno funcionamento das vias aéreas independentemente e de responder a estímulos físicos e verbais.
nAnestesia geral: estado de inconsciência controlada, acompanhada de perda de reflexo de proteção, incapacidade de manter em funcionamento as vias aéreas independentes e de responder ao contato verbal.
nSedação X Analgesia X Anestesia
Sedação: estado de atividade funcional reduzida.
Analgesia: é o controle da dor, insensibilidade à dor sem perda da consciência.
Anestesia: é a falta de sensação (do grego a= não/ estesis= sensação).
2.3 Classificação de técnicas de sedação
Sonis et al. (1996) relatam que as técnicas de sedação utilizadas em odontologia podem ser divididas em sedação simples, sedação intermediária e sedação avançada. Entretanto, a técnica comumente utilizada ambulatorialmente e em consultórios odontológicos é a sedação simples segundo (Sonis et al. 1996; Golnick e Manndeville, 2002).



Alinhar à esquerda

 








 

texto extraído de http://www.webartigos.com


quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Sorrisos doces!!!!!!!!!! Hummmmmmmm...

Solução para o medo de anestesia (será?)

Com algum tempo no mercado, esse aparelho reduz a dor durante a anestesia. Ele funciona como um "conta-gotas" que dosa a quantida de anestesia aplicada, diminuindo o desconforto. Só um aviso: o uso da agulha para este procedimento ainda é INDISPENSÁVEL, o equipamento só diminui a dor do líquido ao ser injetado.
Inject Care da Driller
Produto

Inject Care, modelo KM 1000 é um equipamento usado na aplicação local de líquido, suas características principais são:

- Introdução linear e contínua, causando o mínimo de dor.
- Refluxo no início da aplicação.

Adeus ao barulho do motorzinho !!!

Adeus ao barulho do motorzinho
Diversas pessoas têm medo de ir ao dentista por conta do barulho causado pelo motorzinho. O som estridente gera aflição nos pacientes. Com o objetivo de amenizar esse incômodo, a empresa suíça Bien-Air lançou o Bora L, aparelho que, pelo material utilizado em sua fabricação, acaba com o velho conhecido barulho.
O produto é bastante sofisticado e possui rolamentos de cerâmica. O local onde o dentista segura é confeccionado em pérola. Apesar da alta tecnologia implementada e de todo o rigor do material utilizado, Paulo von Scala, representante da Swiss Cam, responsável pela comercialização do produto no Brasil, garante que o manuseio do equipamento é fácil. "Sem contar que a durabilidade é muito maior", diz.
Além de ser leve e silencioso, o Bora L conta com luz com focos diferenciados e três sprays de água. A luz serve para diminuir os pontos de sombra nos dentes quando o profissional estiver fazendo o tratamento, facilitando o trabalho. Agora, quem fugia dos consultórios por causa do som do motorzinho não terá mais desculpas.

Essa tecnologia já está nos consultórios suíços desde 2006, segundo o site do Estadão

Fonte: http://www.estadao.com.b


BORA as novas referências - Ergonomia combinados com o desempenho


A nova linha de turbinas Bien-Air combina tecnologia avantgarde com ergonomia excepcional.
Sua característica de corte alto desempenho foi ainda mais optimizada. Sua pura, linhas sóbrias torná-los simplesmente única.

Difusor spray triplo com três portas de percurso da água para o resfriamento broca ideal.
Cerâmica rolamentos de esferas para maior vida útil.
Velocidades de até 310.000 rpm, pressão de ar recomendada 2,7 bar.
O monobloco óptico bastões de vidro e não de água de retenção integrado no punho são projetados para resistir a procedimentos de esterilização numerosos.
O botão grande, com sistema anti-aquecimento facilita a soltura bur chuck.


Essas especificações do produto eu achei no próprio site da Bien-Air. Pra quem não conhece a marca. ela já está no mercado desde 1959, e se tornou referência Européia em tecnologias médicas e odontológicas.

Fonte: http://www.bienair.com/dental_products_a.asp?categorie=10

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Planta brasileira poderosa contra as cáries

Planta brasileira poderosa contra as cáries
  O nome é difícil, considerado feio por algumas pessoas e ainda não é muito conhecida pelos brasileiros. A fruta tem o nome científico de Garcinia gardneriana, mas é popularmente chamada de bacupari. É de origem amazônica e a substância extraída da sua casca e da semente pode ser poderosa no combate a micro-organismos causadores das cáries dentais. Da polpa da fruta também é possível extrair uma quantidade mínima do composto.

A fruta amazônica contém, em abundância, substâncias químicas, como a 7-epiclusianona, considerada tão eficaz e potente quanto à popular clorexidina, o antibiótico mais receitado pelos dentistas para eliminar as bactérias bucais.

A descoberta foi feita por um grupo de pesquisadores brasileiros da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (USP) e da Faculdade de Odontologia da Universidade de Campinas (Unicamp), ambas localizadas no estado de São Paulo.


O trabalho dos cientistas não é o primeiro a apresentar bons resultados sobre as qualidades da fruta para a medicina, outros estudos já haviam demonstrado a capacidade do bacupari em eliminar bactérias que provocam doenças no intestino. Também há comprovação do seu potencial anticancerígeno, de suas atividades antimicrobiana, antiinflamatória e antitumoral. Entretanto, no que se refere às bactérias específicas prejudiciais à dentição, o estudo é considerado pioneiro.

Nos testes feitos somente com ratos, a substância não provocou alterações de comportamento, como também não promoveu nenhuma mudança na saúde das cobaias. A molécula retirada da planta é fácil de ser manipulada, segundo os pesquisadores, é solúvel e incolor, o que traz a possibilidade de ser utilizada facilmente em enxagues bucais.

O grupo seguirá os estudos e o próximo passo será testar sua aplicação e reação em seres humanos, para que no futuro possa ser comercializada e a substância 7-epiclusianona, só então seja licenciada.


texto extraído do site: http://www.corposaun.com

O rei do Photoshop!

Só para descontrair....

HAHAHAHAHAHAHAHA..........Coitado do rapaz!!! 
Sacanagem em " O rei do Photoshop"

Política de Privacidade

"Política de Privacidade"

"Este site pode utilizar cookies e/ou web beacons quando um usuário tem acesso às páginas. Os cookies que podem ser utilizados associam-se (se for o caso) unicamente com o navegador de um determinado computador.
Os cookies que são utilizados neste site podem ser instalados pelo mesmo, os quais são originados dos distintos servidores operados por este, ou a partir dos servidores de terceiros que prestam serviços e instalam cookies e/ou web beacons (por exemplo, os cookies que são empregados para prover serviços de publicidade ou certos conteúdos através dos quais o usuário visualiza a publicidade ou conteúdos em tempo pré determinados). O usuário poderá pesquisar o disco rígido de seu computador conforme instruções do próprio navegador. O Google, como fornecedor de terceiros, utiliza cookies para exibir anúncios neste site
Com o cookie DART, o Google pode exibir anúncios para seus usuários com base nas visitas feitas a este site.
Você pode desativar o cookie DART visitando a Política de privacidade da rede de conteúdo e dos anúncios do Google.
Usuário tem a possibilidade de configurar seu navegador para ser avisado, na tela do computador, sobre a recepção dos cookies e para impedir a sua instalação no disco rígido. As informações pertinentes a esta configuração estão disponíveis em instruções e manuais do próprio navegador".

Este site respeita e procura responder todos os e-mails enviados.
Após a leitura este site apaga todos os endereços de e-mail enviados.
Este site afirma que não utiliza e-mails para políticas de Spam ou de envio de e-mails indesejados.
Este site não se responsabiliza pelo conteúdo, promessas e veracidade de informações dos banners colocados pelos seus patrocinadores. Toda a responsabilidade é dos anunciantes.

Bacon entre os dentes???

Muito bacana essa propaganda! Grande sacada da Saatchi & Saatchi de Nova York para o fio dental da marca Glide. 



Fio dental elétrico, mas......... cadê o fio?

Estava hoje navegando na hora do almoço quando achei esse fio dental elétrico (milagroso!) que promete limpar entre os dentes, aparelhos ortodônticos, coroas, pontes (deve ser fixa) e áreas de difícil acesso, até aí tudo bem ! O incrível é que o vendedor no MERCADO LIVRE jura que ele faz: "O Fio Dental Clareador de dentes tem pontas revestidas com sabor de menta com um agente clareador para clarear as áreas entre os dentes". Pra mim isso nada mais é do que um escova interdental num corpo de escova elétrica. Clareador??? 
Mas.........cadê o "fio"??????



 

  

 

Designer criativo

 






 





 


 




De cima para baixo: 2 versões de dispenser para pasta de dentes; depois uma pasta de dente especial; tampas para escovas de dentes com bichinhos, assim as crianças vão adorar escovar os dentes! ( acho que vou querer uma pra mim também rsrsrsrsrsrs......)
Drª Luciana

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Erosão ácida

Erosão ácida é a destruição do esmalte causada pela ingestão de bebidas e alimentos ácidos. Causam sensibilidade e desgaste nos dentes, em casos mais graves, acontece a destruição do esmalte (camada mais superficial e brilhante do dente) causando muita dor e implicando em deformidade estética, e reconstrução do elemento dental.
Para evitarmos a erosão ácida não se faz necessário evitar alimentos e bebidas ácidas, mas tomar alguns cuidados, como por exemplo, usar escovas de cerdas macias e não empregar muita força, não usar cremes dentais muito abrasivos (aqueles que deixam uma “terrinha” na boca), não escovar os dentes imediatamente o uso de bebida ou alimentos ácidos e diminuir o consumo de refrigerantes.
Drª Luciana

O que são Implantes dentários?


O que são Implantes dentários?

Implantes dentários são pinos confeccionados em titânio e colocados no osso da mandíbula ou maxila, funcionando como uma raiz do dente perdido.  Serve como fixação para diferentes tipos de próteses, que são colocadas em cima dessas raízes artificiais.
Não há dor no momento da colocação dos implantes, pois toda a região é anestesiada, e no pós-cirúrgico, o paciente poderá sentir um pequeno desconforto e inchaço, que é totalmente normal e é controlado com uso de medicamentos específicos como analgésicos e antiinflamatórios e ainda, como medida profilática, um antibiótico poderá ser ministrado, evitando assim possíveis infecções;
A maioria das pessoas pode colocar Implantes, desde que sejam saudáveis e façam avaliações (exames) antes da cirurgia, tais como: exame de sangue, como em qualquer cirurgia, radiografia panorâmica e tomografia computadorizada. A saúde bucal também deve ser avaliada antes da cirurgia de implantação, focos de infecção devem ser removidos da cavidade bucal, extração de dentes infectados, tratamento periodontal (gengiva) e tratamentos endodônticos (canal) devem ser realizados
Em certos casos os pacientes precisam de enxertos devido à perda óssea causada por idade, problemas periodontais (gengivais), entre outros.
O tempo entre a implantação e a colocação da prótese definitiva pode variar de 4 a 6 meses para haver osseointegração (fusão do pino de titânio ao osso) do pino, mas uma prótese provisória pode ser confeccionada e já pode ser colocada no dia da cirurgia até a entrega da prótese definitiva, assim devolvemos a função e a estética ao paciente imediatamente a implantação.
Dra. Luciana

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Sorriso: Saiba como usá-lo para garantir o sucesso profissional

Sorriso: Saiba como usá-lo para garantir o sucesso profissional

A expressão mais usada nos bastidores dos departamentos de Recursos Humanos e diretorias é “marketing pessoal”. Além do comportamento e do linguajar dos funcionários, a aparência tem também grande importância na hora de conquistar u ma vaga ou mesmo, garantir uma vida profissional promissora dentro da empresa. Os funcionários representam a imagem da companhia e, consequentemente, os clientes podem confundir a aparência mal cuidada com a qualidade dos produtos e serviços do empreendimento. É por esta razão que os departamentos de RH avaliam criticamente cada candidato e observam atentamente os seus funcionários.

É essencial demonstrar cuidado com a higiene pessoal. Obesidade, aspecto de sujeira, excesso de acnes e espinhas e mau hálito podem ser fatores determinantes para a perda da grande chance de ascensão profissional. O mau hálito pode retrair o convívio social com os colegas de trabalho e clientes, além de causar um aspecto de má assepsia bucal. A origem pode ser um reflexo de patologias bucais, como cáries, gengivite (gengiva inflamada) e outras. “Os cuidados com a saúde bucal devem ser hábito natural e prioridade para todos. Mas, a sua necessidade também ultrapassa os limites para os aspectos sociais e profissionais”, explica o Diretor-Executivo da Dentalpar e Cirurgião-Dentista, Dr. Armando Rodrigues Filho.

Saúde bucal e sucesso profissional - O mercado é competitivo e voraz. Para se destacar e crescer em uma empresa, os funcionários precisam mostrar competência, desenvolver habilidades múltiplas, assumir responsabilidades e aprimorar seu marketing pessoal. Dessa forma, é por meio da aparência somada a outros aspectos que surgem melhores oportunidades e competências. “O sorriso funciona como cartão de visitas pessoal e pode ser uma ferramenta para fechar novos negócios, atrair uma rede de network, conquistar novos cargos e até garantir oportunidades de emprego”, afirma o Dr. Armando.

“O empregador seleciona funcionários com sorrisos que transpareçam saúde e limpeza, pois além da estética, o sorriso é também um sinal de sociabilidade e simpatia. Funcionários que trabalham com o sorriso no rosto são interpretados como indivíduos motivados e contentes com a sua função e com o seu ambiente de trabalho. Para isso, nada mais agradável que um sorriso limpo, uniforme e bem cuidado, analisa Dr. Armando. Não podemos negar que um sorriso mal cuidado pode limitar as possibilidades de cargos e atividades, principalmente aquelas que englobam contato com o público.

Benefício dentro da empresa - Conscientes de que os funcionários são o portfólio que representam a sua marca para o mercado, muitas empresas já trazem planos odontológicos na sua cartilha de benefícios. Este diferencial muitas vezes engloba não só ao funcionário, mas sim toda a sua família. Isso se traduz em empregado motivado – fator determinante para maior produtividade e menor absenteísmo – além de ser um incentivo fiscal para os gestores e empresários. Além do fato da própria empresa ganhar créditos e ser conhecida como uma ótima companhia para se trabalhar, com serviços de qualidades e preocupada com o consumidor e seus colaboradores.

“É assustador a porcentagem de brasileiros que nunca passaram por consultas odontológicas. O Brasil ocupa uma péssima posição no ranking dos países que menos freqüentam o dentista. Os planos jurídicos são excelentes para os empresários devido à isenção de impostos com plano de saúde; as variadas opções de planos disponíveis; o formato de contratação flexível, com preços e carência reduzidos; entre outros”, afirma Dr. Armando Rodrigues Filho.

O profissional finaliza dizendo que os gestores RHs estão percebendo o valor de um plano odontológico não só como benefício à aparência de seus funcionários, mas para a saúde e produtividade dos seus colaboradores.

Fonte: Dr. Armando Rodrigues Filho é Cirurgião Dentista e Diretor Executivo da Dentalpar; graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA); especializado em Ortodontia e Pós-graduado em
Administração de Empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). http://www.odontosites.com.br



sábado, 20 de fevereiro de 2010

Antes e depois de famosos


Fonte das fotos: http://virgula.uol.com.br/

Clareamento dental aumenta a auto-estima

Clareamento dental aumenta a auto-estima


À medida que os anos passam, os nossos dentes vão escurecendo, ficando amarelados. As causas mais comuns desse escurecimento são os tratamentos de canal ou endodônticos, a ingestão de alimentos com muito corante como os refrigerantes, o café, o chocolate, os antibióticos e o cigarro. Os dentes possuem vários canalículos que são prolongamentos do próprio nervo; como são vazios, tudo o que se come fica acumulado neles. Por causa dos corantes, os dentes vão escurecendo gradativamente. Para ter dentes mais brancos, se possível mais próximo da cor orginal, existe o tratamento de clareamento dental. Segundo os dentistas, o escurecimento pode ser combatido com diversas técnicas de clareamento.

O branqueamento dos dentes pode ser conseguido através da aplicação de produtos ou da utilização de laser (foto). Manchas causadas por alimentos, placa bacteriana ou cigarros podem ser retiradas ou diminuídas através de jato de bicarbonato de sódio. A técnica de microabrasão é indicada para manchas brancas, a chamada fluorose. Dentes amarelados com alteração de cor por tratamento de canal ou manchas leves causadas por antibióticos podem ter sua cor restaurada através do clareamento com peróxido de hidrogênio e aplicações ou não de laser.


O clareamento dental, o peróxido de hidrogênio é o verdadeiro agente clareador, age através de moléculas dos géis ou produtos oxidantes que penetram no esmalte e dentina que libera oxigênio. O grau de clareamento depende da matriz do dente. Existem tonalidades mais acinzentadas ou amarronzadas que não são tão sensíveis ao clareamento, isto é, não respondem tão fortemente aos clareadores. Restaurações e próteses não sofrem ação dos clareadores. Nestes casos, os dentistas aconselham que após o clareamento haja necessidade de trocar algumas restaurações estéticas ou próteses porque ficarão mais escuras do que os dentes.

O tratamento pode ser feito no consultório ou em casa (evidentemente com a orientação do dentista). Pode levar de sete a dez dias, podendo variar dependendo do grau de escurecimento e do quando se deseja clarear. Qualquer pessoa, a partir dos dez anos de idade, pode ter os dentes clareados, desde que estejam íntegros, ou seja, sem restaurações. O clareamento, porém, não é indicado para mulheres grávidas, pacientes com recessão gengival severa, pessoas com hipersensibilidade dentinária severa, com alergia a algum componente do clareador, com úlceras e feridas nas gengivas e mucosas bucais ou histórico de lesões malígnas (câncer) ou pré-cancerização. Depois de um a dois anos, é necessário fazer uma manutenção, pois os dentes podem voltar a escurecer novamente.


extraído site http://www.corposaun.com



sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Pastas de dentes branqueadoras: verdade ou mentira.

Pastas de dentes branqueadoras: verdade ou mentira.


As pastas de dentes clareadoras ou branqueadoras cumprem o que prometem?

A maioria, não.

A resposta foi dada pela Pro Teste, Associação Brasileira de Defesa do Consumidor após um estudo com as sete marcas de pastas de dentes mais famosas do mercado brasileiro que propagam serem eficientes no clareamento dos dentes.

A Associação verificou os efeitos clareadores das pastas, desde a marca mais barata até a de maior valor de venda para o consumidor, utilizando os produtos em três mil movimentos circulares em amostras de dentes humanos, o que equivale à escovação de um mês. O método para a pesquisa é padronizado pela American Dental Association.


Os resultados encontrados surpreenderam os pesquisadores, o creme dental mais barato de todos foi o que apresentou melhor efeito clareador, enquanto o de maior valor, não cumpriu o prometido, o efeito branqueador, embora nos quesitos abrasividade e irritabilidade tenha sido o que melhor desempenho apresentou.

Para testar a irritabilidade dos produtos em uma arcada dentária semelhante à do homem, a Pro Teste produziu, a partir de células humanas uma mucosa igual a da boca e verificou que as pastas branqueadoras danificam de 40% a 50% das células, consequentemente pioram os problemas para quem já tem retração gengival.

Os cremes dentais clareadores, segundo os dentistas, são mais abrasivos do que os comuns, por isso seu uso é recomendável de forma mais controlada para que não ocorra o desgaste nos dentes. Eles não devem ser utilizados, seguidamente, mais que 30 dias ou deve-se alterná-lo com o uso de uma pasta de dente normal.

Na hora de escolher o creme dental verifique se no produto há registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa responsável pela certificação do produto.

Mas, para não depender somente dos efeitos dos produtos, alguns conselhos da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética são simples, como não abusar da ingestão de café, chá preto, chá mate e refrigerantes escuros, não ser tabagista (não fumar), não escovar os dentes com muita força e consultar regularmente o dentista para uma limpeza adequada.






extraído so site: http://www.corposaun.com

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Medo de anestesia? Que nada!!! Agora existe o "Gel"



Gel pode substituir anestesia tradicional

Com receio da anestesia aplicada por seu dentista? Seus dias de sofrimento na cadeira do consultório podem estar chegando ao fim. Um novo gel anestésico foi testado por pesquisadores belgas que buscaram determinar sua eficiência quando comparado a outros métodos anestésicos tradicionais.

O novo produto se destaca por não ser injetável, aspecto que reduz sensivelmente a rejeição de pacientes pelo método. Uma amostra de 170 pacientes foi avaliada segundo os efeitos anestésicos obtidos com o gel ou com a anestesia tradicional, durante procedimentos para tratamento de periodontite.

De acordo com a revista Journal of Periodontology, a maioria dos pacientes preferiu a aplicação do gel anestésico, mesmo diante de uma discreta perda do efeito esperado com a anestesia injetável tradicional. Esse achado provavelmente se deve à ausência de desconforto para o paciente após o procedimento que emprega o novo produto.

Fonte: Journal of Periodontology November 2004 (Vol. 75, No. 11)

Após exibir dentes desalinhados, Katie Holmes volta a ter sorriso perfeito

Atriz Katie Holmes foi fotografada com um estranho sorriso na tarde desta quarta-feira, 22, em Nova York. De acordo com informações do jornal "Daily Mail", Katie, que em junho exibia dentes alinhados (foto à direita), deixou à mostra um sorriso imperfeito, com dentes tortos e separados. O que será que aconteceu?








Após exibir dentes desalinhados, Katie Holmes volta a ter sorriso perfeito
Atriz foi clicada em tarde de lazer com Suri em Nova York
Katie Holmes em dois momentos: com dentes tortos, na quarta-feira, e sorriso perfeito, na quinta
Um dia após chocar o público com ao exibir dentes desalinhados e separados, a atriz Katie Holmes voltou a ter um sorriso perfeito. De acordo com informações do jornal "Daily Mail", Katie foi clicada no Central Park, área verde de Nova York, onde brincava com a filha, Suri.


fonte: http://ego.globo.com/ em 23 setembro de 2008



Que tratamento foi usado em Katie Homes?
Na quarta ela apresentou dentes desalinhados e na quinta já aparecia com um sorriso perfeito! Não foi mágica alguma! Katie realizou um tratamento no qual os dentes foram minimamente desgastados e moldados para serem confeccionadas jaquetas de porcelana em dentes anteriores, método rápido e com fantástico resultado muito utilizado pelas celebridades e que na verdade pode estar ao alcance de todos.



Dra. Luciana

Artistas em busca de um sorriso perfeito

Artistas em busca de um sorriso perfeito
Taís Araújo, Christine Fernandes, Tom Cruise, Gew Stefani, Fani, e muitos outros, adotam aparelho nos dentes




Taís: dona de dentes perfeitos ela quer torná-los mais bonitos
Há quem garanta que um sorriso perfeito com dentes bem tratados é o cartão de visita de uma pessoa. E a odontologia estética, cada vez mais atenta a esta tendência, vem se aperfeiçoando para melhorar a saúde bucal de seus pacientes.

Os famosos aparelhos que há 15 anos eram usados apenas por crianças e adolescentes, agora estão aperfeiçoadíssimos e seu uso se estende mais do que nunca a adultos de todas as idades. Até mesmo quem já ganhou o título de “Sorriso do ano” pela Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE) se rendeu a eles.




PERFEIÇÃO NO SORRISO
É o caso da atriz Taís Araújo. A atriz, que nunca teve uma cárie nos dentes e em 1997 foi eleita a dona do sorriso mais bonito, usa há três meses aparelho móvel na arcada superior e fixo na arcada inferior. “Meus dentes de baixo estavam entortando. Na verdade, era uma alteração muito discreta. É que sou psíquica com essa coisa de dente. Queria ser dentista quando criança e acabei virando atriz. Então, quero tudo muito certinho no meu sorriso”, conta ao EGO.


Christine Fernandes com o marido Floriano Peixoto








Christine Fernandes também precisou recorrer ao aparelho. Por causa da oclusão errada, ela viu sua articulação do maxilar comprometida. Com isso, sua arcada inferior estava ‘apinhando’- os dentes estavam trepando um no outro. “Na arcada inferior tenho um aparelho fixo e na superior um móvel para acertar a oclusão. Devo ficar com o fixo até janeiro e o móvel vai depender da avaliação do meu dentista”, diz .


TRATAMENTO DENTÁRIO SUBSTITUI PLÁSTICA
Segundo Marcelo Fonseca, o fundador da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética e responsável em cuidar do sorriso de Taís Araújo, a odontologia hoje é um braço da estética. “Você atualmente consegue atenuar rugas com a ajuda das técnicas odontológicas. O que procuramos hoje é um sorriso harmonioso e não perfeito, pois a perfeição soa artificial”, explica o dentista.


Ele diz que, em muitos casos, uma correção dentária substitui a aplicação de botox. “Às vezes a ruga na boca é causada pelo mal posicionamento dos dentes. Um aparelho pode muitas vezes eliminar essas rugas pelo simples fato de fazer os dentes voltarem para o lugar correto.”



CORREÇÃO EM TEMPO RECORDE
Transparentes, coloridos, com fios de teflon, móveis ou de silicone; são infindáveis os modelos ortodônticos. Quando o problema é simples, como fazer um dente levemente ressaltado voltar para o lugar, a medicina já consegue resolver esse problema em tempo recorde.

É o caso por exemplo do ator Rafael
Cardoso. O gaúcho, que se prepara para estrear na TV , como Klaus, disputado pelas personagens de Monique Alfradique e Bianca Comparato, usou um aparelho fixo – bráquete - de ferro na arcada superior. Em três semanas seu dente canino voltou para o lugar. “Meu dente canino estava levantado, fora do lugar, e tirei o aparelho para começar a gravar a novela, no sábado, 17”,conta Rafael.

Sua ortodontista, Liana Lima Pinheiro,é a mesma que colocou um aparelho sublingual em Fani Pacheco. Liana explica que quando se quer apenas movimentar o dente e não a ossatura, é possível, sim, .

Rafael Cardoso, que vai estar em 'Beleza Pura': dente certo em três semanas“Usei no bráquete do Rafael um fio de nitinol, que é um material usado nos fios do navio. Ele desliza melhor e leva o dente para a posição certa mais rápido”, informa.

Se no meio artístico brasileiro a moda do aparelho nos dentes pegou com tudo, lá fora não é diferente. Tom Cruise também já acertou de ferro, bem como a Gwen Stefnai e a atriz Ashley Judd.

Nunca é tarde para melhorar o sorriso!






Fonte: EGO http://ego.globo.com/

sábado, 13 de fevereiro de 2010

O Que é Uma Boa Higiene Bucal?

O que é uma boa higiene bucal?


Hálito puro e sorriso saudável são o resultado de uma boa higiene bucal. Isso significa que, com uma higiene bucal adequada:


Seus dentes ficam limpos e livres de resíduos alimentares;
A gengiva não sangra nem dói durante a escovação
e o uso do fio dental;
O mau hálito deixa de ser um problema permanente.
Consulte o seu dentista caso as suas gengivas doam ou sangrem quando você escova os dentes ou usa fio dental, e principalmente se estiver experimentando um problema de mau hálito. Essas manifestações podem ser a indicação da existência de um problema mais grave. Seu dentista pode ensiná-lo a usar técnicas corretas de higiene bucal e indicar as áreas que exigem atenção extra durante a escovação e o uso do fio dental.

Como garantir uma boa higiene bucal?
Uma boa higiene bucal é uma das medidas mais importantes que você pode adotar para manter de seus dentes e gengivas em ordem. Dentes saudáveis não só contribuem para que você tenha uma boa aparência, mas são também importantes para que você possa falar bem e mastigar corretamente os alimentos. Manter uma boca saudável é importante para o bem-estar geral das pessoas. Os cuidados diários preventivos, tais como uma boa escovação e o uso correto do fio dental, ajudam a evitar que os problemas dentários se tornem mais graves. Devemos ter em mente que a prevenção é a maneira mais econômica, menos dolorida e menos preocupante de se cuidar da saúde bucal e que ao se fazer prevenção estamos evitando o tratamento de problemas que se tornariam graves. Existem algumas medidas muito simples que cada um de nós pode tomar para diminuir significativamente o risco do desenvolvimento de cáries, gengivite e outros problemas bucais.

Escovar bem os dentes e usar o fio dental diariamente.
Ingerir alimentos balanceados e evitar comer entre as principais refeições.
Usar produtos de higiene bucal, inclusive creme dental, que contenham flúor.
Usar enxagüante bucal com flúor, se seu dentista recomendar.
Garantir que as crianças abaixo de 12 anos tomem água potável fluoretada ou suplementos de flúor, se habitarem regiões onde não haja flúor na água.



por http://www.colgate.com.br/

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Por que devo Clarear meus Dentes?


Por que devo Clarear meus Dentes?

Talvez você sempre quis ter um lindo sorriso branco. Ou talvez seus dentes amarelaram com o passar do tempo. Ou talvez você não esteja feliz com as manchas provenientes do café, chá ou refrigerantes de cola. Qualquer que seja sua razão de querer dentes mais brancos, você não está sozinho.

Assim como todos nós temos cores diferentes de cabelo e pele, as pessoas também têm coloração diferente dos dentes. Alguns dentes são mais amarelos que outros, enquanto outros amarelam com a idade. A cor natural de seus dentes também pode ser alterada por muitos fatores.

As manchas superficiais e descoloração interna podem ser causadas pelo:

O processo natural de envelhecimento.
Tabaco (fumar ou mascar), beber café, chá ou vinho tinto, e ingerir alimentos pigmentados como frutas vermelhas.
Acúmulo de placa ou depósitos de tártaro.
Ingestão excessiva de flúor (mais de duas partes de flúor por milhão de partes de água) quando os dentes estão se formando, o que confere ao dente uma aparência mosqueada.
Tratamento com antibióticos a base de tetraciclina durante a infância.
Trauma nos dentes pode causar coloração ou marrom, ou cinza ou preta.
Há muitas razões para clarear seus dentes, incluindo:

Maior segurança e auto-estima como resultado de um sorriso incrível.
Aparência mais jovem.
Um evento especial como um casamento, entrevista para emprego ou encontro de ex-alunos.
Causar uma primeira impressão positiva.
Simplesmente para reverter os anos de manchamento e amarelamento diários.
Sempre consulte seu dentista antes de iniciar qualquer processo de clareamento. Apenas ele poderá melhor avaliar se você está apto para se submeter a um tratamento em particular.

Texto extraído do site http://www.colgate.com.br/